25 de abr. de 2008

TeppanYaki de Anchova

A proposta deste blog é mostrar como tirar maior proveito de sua churrasqueira pre-moldada.

Para isso, vou postar aqui receitas de churrascos convencionais (pelo menos os que deram certo, das diversas experiências que fiz) e tambem os não convencionais (minha parte preferida), afinal minha churrasqueira não é só uma churrasqueira, como vocês poderão ver ela se transforma em forno, chapa, defumador etc... por conta da adição de alguns equipamentos (que comentarei em posts adiante).

Mas vamos ao que interessa, hoje vamos comer peixe... anchova... pescada no oceano atlântico em companhia de nosso piloteiro Milton do Pescamil.
A anchova deve estar descamada e aberta em filés (se quiser ver como, temos um exemplo) sem tirar a pele (que depois de assada na chapa fica torradinha e com sabor muito bom) e feitos alguns cortes diagonais para impedir o enrugamento da pele:
A anchova eu tempero apenas com sal, um pouquinho de limão, e pimenta branca moida na hora...
Para fazer o Teppan, vou usar um disco de arado tipo picanheira (já vendem até no supermercado) para esquentar os legumes , colocando primeiro cenouras cortadas em fatias e cebolas cortadas grandes, colocando antes um pouco de óleo de soja e um pouquinho de shoyu:
Logo depois entramos com um pouco de abobrinhas cortadas em fatias, pimentões (gosto mais do amarelo - mais suave) e brócolis. Podem ser colocados tambem outros legumes a seu gosto, sempre colocando os mais duros e difíceis de fritar antes...
Depois de fritos, reserve os legumes em vasilha à parte e daí começamos a grelhar a anchova:
Nota: O fogo nessa hora não deve estar muito alto, pois a pele pode escurecer muito rapidamente. O ideal é fazer alguma labareda para esquentar a chapa, mas não se deve esquentar muito. Há quem use fogareiro à gás nessa hora. Perde um pouco do romantismo do churrasco, mas o controle é garantido. Em todo caso, a paciência na hora de grelhar o peixe é fundamental. NÃO SE APRESSE!!!
Quanto notar que a metade de baixo do peixe ficar branca é sinal que o peixe deve ser virado para que o outro lado fique grelhado também.
Pode ser servido em um prato arrumadinho, com os legumes ao lado dos peixes, ou meio à vontade, cada um se servindo diretamente das tigelas, como geralmente funciona nossa churrasqueira (e como todo bom churrasco deve ser...).


Até a próxima !!!


comentários:

Parabéns pelo blog que se tornou realidade hoje. Tenho certeza que haverão muitas contribuições à culinária da churrasqueira,entre outras dicas que poderá colocar. Em breve vou postar alguns molhos que acompanham essas delícias que você faz.
Bjus